Objetivo da campanha é divulgar as formas de pagamento do pedágio eletrônico; os 6 ganhadores já receberam crédito equivalente ao valor do bem
A Rota Verde Goiás sorteou seis bicicletas elétricas da promoção criada para ampliar a conexão com os usuários e informá-los sobre as diferentes formas de pagamento do pedágio eletrônico nas BR-060 e BR-452, que entra em operação à zero hora do próximo dia 27, quarta-feira. Os ganhadores já receberam o crédito correspondente ao valor das bicicletas. Até quarta-feira, o pedágio eletrônico segue em testes, sem cobrança de tarifa.
A promoção integrou as ações de comunicação da Rota Verde Goiás durante a implantação do sistema de pedágio eletrônico, modelo que permite a cobrança automática da tarifa sem a necessidade de parada dos veículos. A tarifa pode ser paga de quatro diferentes formas: automaticamente com TAG ativa instalada nos veículos, pelo aplicativo da Rota Verde Goiás e pelo site da Concessionária e em totens de autoatendimento instalados nas nove unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ao longo do trecho.
Guilherme S. Santana, morador de Goiânia e um dos ganhadores, é sortudo. Após utilizar a BR-060 para visitar os pais em Jataí e verificar os pórticos do pedágio eletrônico na rodovia, achou que a tarifa já estava sendo cobrada. “Entrei no site para pagar, descobri que o pedágio ainda não estava sendo cobrado e, ao saber da promoção, decidi participar. E ganhei”, comemora. Ele já decidiu que vai pagar o pedágio pelo aplicativo.
Outro ganhador, Ernane G. Da Silva, que mora em Rio Verde e usa as duas rodovias, ficou sabendo da promoçao ao baixar o aplicativo da Rota Verde Goiás. Ele conta que tem acompahado sobre as tarifas pelo Instagram da concessionária e que acha o aplicativo a forma mais prática para pagar. Já Marlon da S. Santos, outro ganhador, que mora em Itumbiara e usa mais a BR-452, vai pagar a tarifa de pedágio com a TAG instalada no veículo.
A TAG, além de ser prática, já que as tarifas são cobradas automaticamente na fatura mensal, possibilita dois descontos no pedágio. O primeiro é Desconto Básico da Tarifa (DBT), que garante abatimento de 5% do valor do pedágio em todas as passagens para veículos de passeio e comerciais, inclusive para reboque e semirreboque. O segundo é o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para veículos de passeio (categorias 1, 3 e 5), que pode variar de 20% até 90%, a depender da praça e do valor do pedágio.
Em algumas das praças de pedágio,haverá tarifas por menos de R$ 1,00 para usuário frequente. A TAG faz o cálculo automaticamente e cobra a tarifa já com o desconto. Porém, se quiser conferir os valores por passagem, consulte em https://rotaverdegoias.com.br/wp-content/uploads/2026/05/DUF_Rota_Verde_Tabela_Desconto.pdf
Por isso, para usuários frequentes, a TAG é a forma mais vantajosa de pagar o pedágio da Rota Verde Goiás.
Prazo para pagar o pedágio
É preciso ficar atento: O prazo para pagamento da tarifa de pedágio é de até 30 dias após a passagem pelo pórtico. Se não quitar a tarifa dentro do prazo é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação. Mesmo após a aplicação da multa, o valor do pedágio continua sendo devido.
Benefícios aos usuários
Desde abril de 2025, quando assumiu a concessão, a Rota Verde Goiás implantou uma das maiores estruturas operacionais rodoviárias do Centro-Oeste, beneficiando diretamente mais de 2 milhões de habitantes do eixo Goiânia–Rio Verde–Itumbiara.
Entre os principais avanços já entregues estão:
● 43.000 toneladas de CBUQ aplicados na requalificação do Pavimento;
● revitalização completa da iluminação urbana;
● implantação de 23 torres de telecomunicação para irradiar sinal 4G em toda a extensão da rodovia;
● instalação de 22 câmeras de monitoramento em tempo real;
● nove Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
● atendimento operacional gratuito funcionando 24 horas por dia
A Rota Verde Goiás também ampliou o suporte operacional com ambulâncias de resgate e UTI móveis, inspeção de tráfego, apoio mecânico, caminhão-pipa para combate inicial a incêndios, caminhão boiadeiro para retirada de animais da pista e guinchos leves e pesados para o socorro mecânico.
Considerando o perfil logístico da BR-452, a empresa investiu em equipamentos acima dos requisitos mínimos previstos em contrato, incluindo guinchos com capacidade para até 150 toneladas de arraste total. Desde outubro de 2025, já foram registradas mais de 19 mil ocorrências, resultando em mais de 27 mil atendimentos aos usuários, 117 atendimentos diários a diversas ocorrências de seus usuários.
Novos investimentos previstos
A concessão segue com cronograma contínuo de obras e melhorias. Entre os investimentos previstos estão:
● 31 quilômetros de duplicação da BR-452;
● 122 quilômetros de faixas adicionais;
● 14 passarelas;
● 11 passagens de fauna;
● 37 quilômetros de vias marginais;
● 36 paradas de ônibus;
● ponto de descanso para caminhoneiros.
O contrato firmado com a ANTT prevê aproximadamente R$ 7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de concessão.